Reforma do Ensino Médio: Tudo o que Não te contaram!

A reforma do ensino médio é um tema extremamente polêmico e que ainda é cercado por dúvidas. Se você tem curiosidade sobre todas aquelas informações que não nos contam, continue lendo.

Agora, nós iremos esclarecer as suas dúvidas sobre a reforma do ensino médio. E também daremos algumas dicas de como melhorar seus estudos.

reforma do ensino médio
Fonte: Pexels

Reforma do Ensino Médio: O Que Mudou?

Primordialmente é preciso ser entendido o que mudou, para depois discutirmos o impacto disso na rotina dos estudantes.

  • BNCC

BNCC ou Base Nacional Comum Curricular, será formado pelos conteúdos das disciplinas tradicionais do ensino médio.

Dessa forma, as disciplinas tradicionais são: História, Geografia, Biologia, Química, Física e Literatura.

  • Divisão

Sempre a BNCC será 60% das matérias estudadas em sala de aula. Portanto, o restante a ser estudado ficará reservado para uma das áreas específicas de conhecimento.

  • Flexibilidade

Sendo o BNCC apenas 60% das matérias, os estudantes poderão escolher em que área deseja se aprofundar. Portanto, desde o início do ensino médio o aluno deve optar pelo aprofundamento em: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas/Sociais e Formação Técnica/Profissional.

  • Disciplinas Obrigatórias

Agora, Matemática, Português e Inglês serão disciplinas obrigatórias em todo o ensino médio.

  • Manutenção de Disciplinas

Agora, Educação Física, Artes, Filosofia e Sociologia são matérias obrigatórias na BNCC.

Sempre que o aluno tem poder de escolha, é preciso consciência sobre a responsabilidade que essa escolha traz.

Carga Horária

Da mesma forma que ocorreram mudanças nas matérias, a carga horária sofreu impacto, confira:

  • Aumento da Carga Horária

Antes da reforma do ensino médio, a carga horária de aulas era de 800 horas durante o ano letivo. Desde que a reforma foi aprovada, a carga horária passa para 1000 horas divididas em 200 dias de ano letivo.

  • Ensino em Tempo Integral

Agora, o ensino em tempo integral passará a ser implementado de maneira progressiva. De modo que, toda instituição de ensino cumpra 1.400 horas de ensino divididas em 7 horas diárias.

Como Isso Impacta na Educação?

Na época em que a reforma do ensino médio estava sendo discutida pela sociedade, muitos educadores foram contra essa reforma.

O que acontece é que a reforma tem como pano de fundo a preocupação com a alta evasão escolar. Dessa forma, a possibilidade de escolher as matérias que deseja estudar, tornaria o ensino mais interessante para os jovens.

Mas, os educadores se preocupam com a possibilidade de que alunos saiam do ensino médio sem dominar conhecimentos básicos. Além disso, é preciso lidar com a possibilidade de que o aluno se arrependa das suas escolhas de matérias.

Ocasionando um interesse ainda menor com relação às aulas, o que poderia levar ao aumento da evasão escolar. Assim sendo, muito foi debatido antes da aprovação da reforma que não consultou a população.

Afinal, essas mudanças alteram completamente o ensino médio que passa a ser muito mais moldável ao desejo dos alunos.

No entanto, o aumento da carga horária poderia suprir as necessidades de aprendizagem. Segundo a visão de alguns especialistas em educação que concordam com a reforma do ensino médio.

Como Me Aproveitar da Reforma do Ensino Médio Como Aluno?

Caso você tenha chegado até aqui procurando soluções para te auxiliar a se organizar no ensino médio, nós temos dicas!

Se informe sobre o curso superior que você deseja fazer. Dessa forma, você saberá quais matérias do ensino médio são cruciais para que você entenda o que precisa aprender no ensino superior.

Portanto, instale o Notepic, que irá te ajudar a se organizar nos estudos durante o ensino médio e a graduação.

Com esse app, você poderá organizar sua rotina de estudos com mais facilidade. Dessa forma, será mais fácil passar no ensino médio e chegar na sua graduação dos sonhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *