Planilha de Estudos: Como fazer de maneira rápida

Quando o assunto é estudar para passar no vestibular ou em um concurso, já sabemos que haverá muita matéria a ser estudada e que o tempo para realizar esta tarefa será bastante escasso, já que na maioria das vezes precisamos conciliar outras responsabilidades que já temos.

Se faz essencial termos alguma forma de nos organizar, de modo que usemos nosso tempo de estudo do modo mais eficiente possível, por isso aqui nós apresentaremos uma das mais comuns e eficazes ferramentas para este fim: a Planilha de Estudos.

Como fazer sua Planilha de Estudos
Photo by Dimitar Donovski on Unsplash

Por que fazer uma Planilha de Estudos?

A Planilha de Estudos otimiza e organiza seu tempo

Você não vai precisar pensar em qual matéria precisa estudar naquele momento se tiver uma Planilha de Estudos, basta olhá-la e saberá qual matéria está pendente. Fazendo com que você gaste seu tempo e esforço mental apenas no importante: seus estudos.

A Planilha de Estudos faz com que você estude todo o conteúdo

Todos temos aquelas matérias que gostamos mais e aquelas que gostamos menos, ou aquelas em que temos facilidade e aquelas que julgamos impossíveis. Para evitar que você acabe inconscientemente dando ênfase maior nas matérias que te dão mais prazer ou que tem menos dificuldades, é importante ter uma planilha onde esteja montado o seu cronograma de modo a dar o peso correto a cada matéria que você precisa estudar.

Dicas para sua Planilha de Estudos

Não deixe as matérias fixas para um dia da semana ou do mês

Imagine que você colocou em sua planilha que na segunda-feira irá estudar História no período da manhã e Geografia no período da tarde. Porém, segunda-feira você teve um imprevisto durante a manhã, como ir ao médico, ou levar o cachorro ao veterinário. Bom, este horário ficou perdido, e agora você terá que esperar até o próximo dia em que estudaria História, o que pode ser um período longo. Então, como me planejar de modo que meus estudos possam se adequar a estes imprevistos? Confira a dica abaixo:

Use o Ciclo de Estudos

No Ciclo de Estudos você cria uma rotina de estudos que abarque todas as matérias que você precisa estudar e, chegando ao final, volta ao início (como num ciclo). Suponhamos que você precise estudar cinco matérias, e definiu 1h (você pode definir períodos diferentes para cada matéria, falaremos a frente) de estudos para cada matéria. Seu ciclo leva 5h para ser completado, assim, você encaixa este ciclo nos seus períodos de estudo. Se em um dia você separou 3h para estudos, basta deixar as outras 2 horas para outro dia. Caso não consiga estudar num determinado dia, basta retomar no outro dia do lugar onde você parou no ciclo. Vê como o Ciclo de Estudos se adapta à sua rotina?

Como preencher minha Planilha de Estudos

Vamos partir do pressuposto de que você já sabe qual será o dia da prova e também quais matérias precisa estudar.

Crie a tabela da sua rotina

Você deve criar uma tabela onde as colunas serão os dias da semana e as linhas serão os horários, em períodos de 30 minutos cada. De preferência preencha a tabela com toda a sua rotina do dia, da hora de acordar até dormir, assim você consegue identificar períodos ociosos que podem ser dedicados ao estudo. Mas se quiser colocar apenas os horários que separou para seus estudos, tudo bem.

Defina seu Ciclo de Estudos

Em outra aba, você vai colocar as matérias que você precisa estudar e definir o período de estudo para cada uma. É aí que entram os pesos, você deve definir quanto tempo vai levar em cada matéria levando em consideração diversos fatores, como: peso das questões, quantidade de questões, conhecimento prévio da matéria, facilidade com a matéria etc. Aqui é importante ter conhecimento sobre a prova que você fará, de preferência lendo o edital e conferindo provas anteriores. Assim como sua rotina, deixe seu ciclo dividido em períodos de 30 minutos para facilitar a organização.

Após isso você saberá quantas horas semanais possui para estudar e qual a duração do seu ciclo.

Ferramentas adicionais

A Planilha de Estudos é uma ferramenta poderosíssima para organizar sua rotina e garantir aprovação naquele vestibular ou concurso que você tanto sonha, mas dispor de outros artifícios é importante para se diferenciar. Com o Notepic você pode ter sempre sua matéria para estudo na palma da mão! Baixe agora e explore todas a possibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *