Métodos de Estudo: 3 Formas para Você ter Êxito

Quais métodos de estudo você adotou para a sua rotina? Alguns métodos são mais eficazes que os outros.

Portanto, se você quer ter êxito em determinada matéria da escola ou da faculdade, é preciso escolher os melhores métodos de estudo para te ajudar.

métodos de estudos
Unsplash


Sempre que você adota um método de estudo eficaz, seus resultados melhoram. Por isso, separamos 3 métodos de estudo que são excelentes e fáceis de adotar, confira!

1.  Flash Cards é um dos Melhores Métodos de Estudo

Flash cards são cartões que geralmente são feitos em pedaços pequenos de papel e servem como lembretes. Quando você escreve uma palavra chave na frente do cartão e uma definição na parte posterior, isso se torna fácil de transportar e usar.

Dessa forma, você pode levar seus cards para qualquer lugar e estudar sempre que tiver um pouco de tempo livre. Por isso, que esse é um dos melhores métodos de estudo que você pode adotar.

Aos poucos, se torna uma rotina você utilizar o flash cards para todas as matérias que necessita estudar. Sempre escrevendo uma palavra-chave na frente e o conceito na parte de trás do cartão.

Se possível, opte por cartões coloridos e escritos com cuidado, otimizando sempre o espaço. Dessa forma, você garante mais satisfação na hora de estudar.

2.  Resumos: Um dos Melhores Métodos de Estudo

Quando você estuda, não faz resumo daquilo que entendeu? Então está na hora de mudar esse hábito.

Ao escrever aquilo que você aprendeu é mais fácil fixar o conhecimento. Além disso, ter um resumo do conteúdo te auxilia a encontrar informações com mais facilidade quando precisar.

Dessa forma você sempre terá material disponível para consultar quando tiver alguma dúvida. Portanto, adote o hábito de resumir o conteúdo estudado com suas próprias palavras.

Quando houver necessidade, você conseguirá reestudar o conteúdo com muito mais facilidade e rapidez.

Se você não se adapta ao flash cards, o resumo por extenso é uma boa saída. Quando terminar de escrever seu resumo, coloque-o em local estratégico.

Dessa forma você poderá ver seu resumo sempre que precisar, seja colado no livro ou até mesmo em um caderno exclusivo para resumos.

A organização é uma aliada dos estudos. E cada pessoa tende a desenvolver seu próprio método para que tudo seja mais fácil.

3.  Adotar um Plano de Estudos e Seguir

Quando se tem muito conteúdo a ser estudado, é importante adotar um plano de estudos. Ao realizar um planejamento de horários dedicando horas específicas para cada conteúdo você organiza sua dinâmica de aprendizado.

Se você está se preparando para o Enem, por exemplo. Nesse caso, a preparação é a longa prazo, o que requer uma rotina de estudos organizada.

Quando você estabelece horários para cada matéria e desenvolve bem esse cronograma, consegue finalizar matérias com mais facilidade.

Assim, você vai finalizando etapas de aprendizado ao longo do ano sem acumular dificuldades de aprendizado. O que obviamente é extremamente benéfico para o seu resultado final na prova.

Se você gosta de fazer flash cards e resumos, eles podem fazer parte do seu plano de estudos. Dessa forma, você mistura métodos de estudo que são eficientes e te garantem melhores resultados.

Misturar métodos de estudo diferentes te ajuda a usufruir do melhor de cada um, assim, você aprende mais. Afinal, com tantos métodos de estudo bons, porque se prender a apenas um?

Notepic: Uma Ajudinha Extra

Caso você esteja com dificuldade de se organizar para estudar, o Notepic te ajuda. O app é bastante completo e foi desenvolvido para que você se saia bem nos estudos.

Portanto, independentemente de qual etapa dos estudos você se encontra, com o Notepic tudo ficará mais fácil.

Aos poucos você vai se habituar a usar todas as funcionalidades do app a seu favor, contribuindo para os seus estudos.

Dessa forma, seu celular passa a ser um aliado da sua preparação e não mais um inimigo da produtividade. Associado aos nossos 3 métodos de estudo você se sairá sempre bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *