Matérias do Enem: Descubra Tudo o que você precisa estudar!

Quer aprender quais matérias do Enem você precisa estudar para se dar bem na prova? Então confira nosso apurado sobre o que é mais relevante para seus estudos.

matérias do enem
Unsplash

Devido a grande quantidade de conteúdo a ser estudado, é comum que os alunos se perguntem quais matérias do Enem são as mais importantes.

No entanto, o Enem de fato costuma cobrar matérias dos 3 anos de ensino médio. Portanto, é interessante que o aluno se dedique durante esses 3 anos para que possa se sair bem.

Tenha atenção ao peso das matérias do Enem

Uma prática comum em algumas universidades brasileiras é dar diferentes pesos para as matérias do Enem.

Isso contribui para selecionar alunos com mais afinidade por determinados conhecimentos para determinadas vagas. É o caso dos cursos de engenharia por exemplo, que privilegiam matemática com um peso maior.

Portanto, se você já sabe o que deseja cursar e em qual universidade, é interessante pesquisar se ela faz essa diferenciação.

Quando a universidade faz essa diferença, é importante se preparar melhor para as matérias de maior peso.

No entanto, um cuidado fundamental é manter o equilíbrio, de modo que toda a sua nota seja boa. Tendo em vista que não adianta ter uma nota excelente em uma das matérias do Enem e acabar se prejudicando nas demais.

Quando estudar, tente montar um cronograma que caiba todas as matérias, sempre privilegiando as que possui maior dificuldade.

Dessa forma, será mais fácil tirar uma pontuação equilibrada na prova, aumentando suas chances de conquistar a vaga desejada.

Matérias do Enem: Redação

Uma matéria que merece muita atenção e que pode elevar sua nota é a redação. Portanto, algo que você deve praticar durante todo o ano é a redação.

Existe um modelo que rege a redação do Enem e que irá implicar na correção. Dessa forma, é importante não só entender o modelo como também aprender aspectos como:

  • Português norma culta;
  • Estrutura textual a ser seguida;
  • Coerência;
  • Coesão textual.

Quando o texto não possui esses 4 elementos, ele tende a não ser bem colocado em nota. Tendo isso em vista, é importantíssimo praticar constantemente.

Sempre é importante também evitar a fuga do tema proposto. Portanto, é importante ler com atenção o material que é usado como texto motivador.

Caso ocorra a fuga do tema, a banca examinadora irá anular a prova. Evitar essa anulação é importante para que você consiga concorrer a uma vaga em universidade.

Matemática: a matéria que causa medo

Matemática é uma matéria que tem um caderno exclusivo para si. Tendo isso em vista, é importante que você se dedique aos conhecimentos de regra de três e porcentagem.

Atualmente, estes são os principais conteúdos a serem cobrados em matemática. Uma vez que esses conhecimentos são necessários e frequentes, estar afiado neles é fundamental.

Nesse meio tempo, também estude gráficos e tabelas e escala, que são conhecimentos muito cobrados no Enem.

Caso você tenha a possibilidade, tire os 2 meses que antecedem o Enem para revisar todas as matérias, respondendo questões e tirando suas últimas dúvidas.

Conte com o Notepic

Nesse ínterim de preparo, aproveite tudo que o Notepic pode fazer por você! O Notepic é um app que te ajuda a se preparar para qualquer etapa de seus estudos.

Tendo em vista que ele te ajuda a se organizar e ter uma rotina melhor de estudos. Portanto, é um app aliado dos seus estudos, independente de ser na escola ou na faculdade.

Quem usa o Notepic nunca mais pensa em estudar sem o apoio do app que muda a rotina para muito melhor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *