Leitura Dinâmica: Conheça o poder e utilize ao seu favor!

A leitura dinâmica é uma forma de ler mais rapidamente um texto, sem ter prejuízo na absorção de informações. Ela traz resultados positivos quando você está sem tempo para ler normalmente algo, e pode aumentar a sua produtividade. Então se você quer entender melhor, e aprender várias técnicas que te ajudarão nessa estratégia, continue lendo! 

leitura dinâmica
Pixabay


A aplicação da leitura dinâmica é positiva em vários cenários. Para o profissional redator, que precisa consumir uma grande quantidade de informação diariamente. Para o estudante, que precisa estudar toda a matéria acumulada do semestre. E para qualquer pessoa que deseja ler mais, em menos tempo. 

O que é leitura dinâmica?

Como falamos, leitura dinâmica é uma estratégia de consumir conteúdo escrito, em menos tempo. Isso não significa que você vai ter prejuízo, ou não vai entender o texto. 

Pelo contrário, você conseguirá absorver a ideia central de qualquer texto, mesmo que existam algumas partes que você não consiga entender completamente. O objetivo, nessa estratégia, é se manter focado durante a aquisição de conhecimento, de forma que não se distraia do estado de concentração profunda. 

Como qualquer novo hábito que você tente incorporar em sua vida, existirá resistência e exigirá esforço. Mas com as técnicas corretas, é possível facilitar esse processo. 

Técnicas para a leitura dinâmica

Seu objetivo é ler mais rápido, sem ter prejuízos na absorção de conhecimento. Então é muito importante que você ponha em prática as seguintes técnicas. Elas ajudarão a desenvolver em você o hábito da leitura dinâmica. 

Técnica do Scanner

Como produtividade é o objetivo geral da leitura dinâmica, é importante que você tenha certeza que aquele artigo vai valer a pena investir seu tempo. 

Para isso, você percorre o texto rapidamente com os olhos, assim como faz um scanner. Leia os títulos, subtítulos e expressões em negrito. Dessa forma você já terá uma noção se a leitura é justamente aquilo que você buscava. 

Leitura não falada 

Muitas pessoas adquirem o hábito de falar palavra por palavra, seja em voz alta ou no pensamento. E isso acaba diminuindo a sua velocidade de leitura. 

Por isso, o desafio que você precisa enfrentar é eliminar esse hábito de sua vida. Uma dica é buscar tutoriais que te ajudem a treinar esse estado de performance. 

Meça para saber se está melhorando

Não há como medir progresso, sem ter um ponto de partida para se comparar. Assim, é interessante que você meça, com um cronômetro, quantas palavras consegue ler por minuto. 

Pois depois de aplicar as outras técnicas, você poderá medir novamente e entender quais são as mais eficazes para você. 

Utilize um lápis ou os dedos

Mesmo que exista alguma expressão que você não entendeu direito, o ideal é que você siga em frente, e não volte ao início do texto. 

Para evitar isso, você pode utilizar os dedos, ou um lápis, para acompanhar sua leitura. Algumas pessoas também utilizam uma régua, e isso fica ao seu critério, desde que seja mais fácil pra você. 

Evite a distração

Mais uma vez, para ter produtividade na leitura dinâmica são necessárias ações com esse intuito. Por isso, quando for iniciar sua leitura, procure um ambiente calmo e tranquilo, que não irá tirar a sua concentração. 

Para isso é útil a utilização de aplicativos de organização, como o Notepic. Com ele você cria lembretes dos eventos importantes, e não precisa gastar energia pensando no que tem que fazer. 

Resumo da Leitura Dinâmica

A técnica é interessante quando você quer ler mais rápido, sem perder a essência do texto. Dessa forma, se você está buscando melhorar a sua produtividade, a prática dela é interessante para você. O aplicativo Notepic pode ser um aliado na sua organização. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *