Guia do estudante: o segredo do desempenho excelente

Se você está na escola, ou na graduação, o Guia do Estudante te ajudará a ter um rendimento melhor. Pois, com o método correto de estudo, você conseguirá mais resultado, com bem menos esforço. Quer conferir? Então continue lendo esse artigo, que você sairá dele sendo um estudante melhor!

guia do estudante
Fonte: freepik.com


Guia do Estudante para rendimento excelente

O primeiro passo que o estudante deve tomar é ter clareza de onde ele está e aonde ele quer ir. Por exemplo, se você está no ensino médio e deseja ingressar no ensino superior, então você já tem clareza de sua meta.

Pois, se você não tiver isso bem definido, ficará difícil seguir as próximas etapas e alcançar objetivos. Já dizia o Gato de Botas, à Alice, no País das Maravilhas: “se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”.

Planejamento

Após definir a sua meta, é importante traçar um planejamento de estudos, para que você possa se organizar melhor. Fazendo isso, você estará seguindo o guia do estudante excelente. A dica para planejar bem é estudar o edital do vestibular que você pretende prestar.

Sabendo dos conteúdos que serão cobrados, faça uma lista e os organize de acordo com o nível de dificuldade. Então divida esses assuntos de acordo com a sua agenda, de forma que você reserve mais tempo de estudo para as disciplinas mais difíceis.

Guia do Estudante: Método de estudo

Sem método, você desperdiçará tempo e não terá o resultado desejado. Por isso, para o guia do estudante, é interessante você escolher um entre os diversos métodos de estudo. Uma das possibilidades que você pode utilizar é a técnica do Pomodoro.

Método de Estudo do Pomodoro

Com essa técnica, você irá focar com total atenção em uma tarefa por um período de 25 minutos. Depois, faça uma pausa de 5 minutos – pode ir beber água, mexer no celular, etc. -. Após 4 blocos de 25 minutos de total concentração, faça uma pausa maior, em torno de 15 minutos.

A principal vantagem do método é que você consegue ganhar muita produtividade em seus estudos. Pois, estudos apontam que o cérebro perde a concentração quando foca em uma única tarefa por muito tempo. O tamanho do ciclo e os intervalos podem ser ajustados, de acordo com o que for melhor para você. Para isso, é ideal você fazer testes para encontrar a melhor configuração.

Formas de aprender mais rápido

Segundo o site wikiHow, existem algumas dicas que você pode aplicar em sua rotina para que consiga ter o melhor aproveitamento de seus estudos.

  • Se alimente bem.
  • Faça exercícios físicos.
  • Durma suficiente e com qualidade.
  • Beba água suficiente.
  • Crie bons hábitos e elimine os maus.
  • Crie metas de estudo.
  • Encontre a melhor forma de aprender.
  • Preste atenção quando aprende uma coisa pela primeira vez.
  • Faça anotações.
  • Tire dúvidas durante as aulas.
  • Organize seu ambiente de estudos.
  • Revise a matéria com eficiência.

Ferramenta útil para estudantes

Após conhecer o guia do estudante nota 10, ficará mais fácil ter um bom rendimento no ambiente acadêmico. Mas, às vezes pode ser um pouco difícil prestar atenção às aulas e copiar a matéria, ao mesmo tempo. Pois, isso é natural, levando em consideração que nosso cérebro funciona melhor em modo monotarefa.

Mas como fazer anotações é fundamental para o aprendizado, você não pode deixar de fazê-las. Então, para isso você pode contar com a ajuda do aplicativo Notepic.

Com ele, você poderá armazenar imagens da lousa e outras anotações, de forma organizada e separada por disciplina. Tudo sem complicação, e você ainda tem a possibilidade de criar lembretes para nunca mais esquecer da prova da semana. Para fazer o download gratuito do Notepic, basta clicar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *