Faculdade de arquitetura: Tudo o que Você Precisa Saber

Seu sonho é cursar a faculdade de arquitetura? Então você precisa conhecer alguns detalhes sobre o curso para ter certeza de que é o melhor para sua carreira.

faculdade de arquitetura
Unsplash

Quando se está no ensino médio, a decisão por uma faculdade é geralmente tensa. Por isso, é importante analisar vários fatores antes de optar pelo curso ideal.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a faculdade de arquitetura, iremos te revelar alguns aspectos para ajudar na decisão.

Qual o Perfil do Aluno da Faculdade de Arquitetura?

Se você não é um apaixonado por desenho, arte e história, dificilmente se apaixonará pelo curso de arquitetura.

Quando entrar no curso, você vai perceber que desenho, arte e história são questões totalmente interligadas. E é graças a essa interseção que se pode construir novos conceitos e transformar locais em verdadeiras obras de arte.

Projeto Arquitetônico

Quem cursa faculdade de arquitetura fatalmente passará por essa matéria. Frequentemente ela é a preferida dos alunos, mas é comum ter dificuldades com os projetos dessa etapa do curso.

Tendo em vista que não somos ensinados a projetar e fazer maquetes ao longo do nosso aprendizado nas escolas. Por isso, é comum ter dificuldades com os projetos da faculdade de arquitetura.

Mas isso não deve ser um fator a ser pesado para que você desista do curso ou sequer experimente.

Principais Disciplinas da Faculdade de Arquitetura

Quem vai cursar arquitetura, precisa estar preparado para se deparar com as seguintes matérias ao longo do curso:

  • Desenho

Sempre é importante saber desenhar para se sair bem na faculdade de arquitetura. Seja desenho a mão livre ou em programas, o desenho é fundamental para o curso.

Portanto, é importante se familiarizar com formas e cores para que você se saia bem em sua graduação.

Se possível, adquira informações sobre como eram as casas no passado, as estruturas e estude-as.

Caso você já entre na faculdade com esses conhecimentos, será mais fácil adquirir novos conhecimentos e criar conceitos únicos.

Quando seu olho é familiarizado com determinadas estruturas e conhecimentos, esse repertório tem total influência nos seus trabalhos.

  •  Informática

Quando se deseja explicar uma ideia arquitetônica, é preciso utilizar programas de desenho. Portanto, saber usar esses programas é fundamental ao longo do curso.

Mas não se preocupe, se você não tem ideia de quais são eles, certamente seus professores irão te orientar.

  • Materiais de Construção

Durante seu curso, você irá aprender muito sobre os principais elementos utilizados nas construções. Portanto, prepare-se para ser um entendedor sobre materiais e acabamentos.

Conhecimentos Técnicos e a Prática

Se você não é do tipo de pessoa que gosta de colocar em prática, então a faculdade de arquitetura será encantadora.

Durante o curso é possível usufruir de muitos momentos em que você coloca seus novos conhecimentos em prática. Quando constrói uma maquete por exemplo, é preciso ter noção de proporção.

Além disso, a escolha dos materiais é uma forma de demonstrar seus novos conhecimentos em materiais de construção.

Ao longo do curso você vai se deparar com vários momentos em que poderá colocar seus novos conhecimentos em prática.

Portanto, é preciso se dedicar por inteiro à faculdade de arquitetura, entendendo que é preciso acumular conhecimentos. Somente assim será possível se sair bem em todas as matérias.

Conte com Ajuda

Tanto para conseguir uma vaga na faculdade quanto para se manter bem durante o curso, o Notepic pode te ajudar.

Quem usa o Notepic nota como ele impacta positivamente na organização dos estudos. Por isso, o app te ajuda a se dar bem no Enem e também na graduação. Experimente, você vai adorar os recursos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *