Estudar Para o Enem Sem Perder Sua Vida Social (Saiba Como)

Se você está se preparando para o Enem, já deve ter ouvido que é preciso eliminar distrações. No entanto, é totalmente possível estudar para o Enem e continuar mantendo sua vida social.

Estudar para o ENEM
Pexels

A vida social não precisa ser abalada pelos seus estudos, existe sim a possibilidade de conciliar tudo. E hoje iremos te ensinar exatamente como fazê-lo!

Monte um Cronograma Para Estudar Para o Enem

A organização é a chave do sucesso em qualquer etapa de preparação. Tendo isso em vista, você precisa organizar todo o seu horário livre da semana.

Portanto, o ideal é que você monte uma planilha com os horários de aula, alimentação, hora que você acorda e todas as atividades que você já faz.

Sempre observe o que de fato é fundamental, como por exemplo: almoçar. Tendo em vista o que não é fundamental verifique quais compromissos podem sair da sua rotina.

Dessa forma você estará liberando mais tempo para estudar. Portanto, organize sua agenda de estudos de acordo com seus horários, tirando sempre alguns momentos de folga. Se você quer um exemplo, pense comigo:

  • De segunda à sexta das 7h às 12h aula na escola;
  • Das 13h às 18h estudos em casa;
  • Das 18h30 às 19h30 academia;
  • 20h às 21h horário livre;
  • 21h30 dormir.

Perceba que existem algumas janelas, como das 21 até as 21h30, compreendemos que esse horário você irá se alimentar e se organizar para dormir.

Tenha Horários de Folga e Não Dias Inteiros

Se você estava pensando em tirar um dia inteiro para descansar, saiba que talvez essa não seja a melhor estratégia.

Estudar para o Enem é um processo que realmente toma tempo. Por isso, você deve liberar o máximo da sua agenda para tal atividade.

O ideal nesse caso é que você se organize para ter momentos de folga ao longo da semana. Sempre visando se divertir e quebrar a rotina.

Nunca tire 3 ou mais momentos de folga na semana! Isso pode atrapalhar seu cronograma de estudos e te deixar em atraso.

Tenha Atenção ao Sono Enquanto Estuda Para o Enem

Quando se está estudando para o Enem ou para qualquer processo seletivo é preciso dormir bem. Sempre tenha em sua agenda uma rotina pré-estabelecida de qual será o horário que você irá dormir.

É durante o sono que seu cérebro armazena as informações eu você estudou ao longo do dia. Portanto, a rotina correta para uma noite de sono reparadora é fundamental ao estudar para o Enem.

Sempre prefira passar bons momentos com seus amigos, de forma que isso não interfira na sua rotina de sono. Perder uma madrugada inteira acordado pode ser prejudicial para a sua preparação.

Ao estudar para o Enem você precisa dormir bem, cuidar da saúde e da alimentação. Dessa forma seu corpo irá apresentar o melhor rendimento durante essa maratona de estudos.

Se você estudou a tarde toda e perdeu a noite com seus amigos, saiba que provavelmente seus estudos serão pouco aproveitados.

Isso acontece porque seu cérebro precisa atingir o sono profundo para armazenar informações aprendidas ao longo do dia.

Portanto, mantenha sua vida social com nossas dicas, mas nunca deixe de dormir para estudar ou farrear.

Porque você até pode achar que está se beneficiando e relaxando, mas isso irá te fazer perder tempo de preparação.

Não só pelo fato de você não estar em casa estudando! Mas também pelo fato de não ter aproveitamento daquilo que estudou por não ter dormido.

E para otimizar ainda mais seus estudos, conte com o Notepic! Certamente essa ajudinha fará toda diferença nos seus estudos para o Enem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *