Ensino Público ou Privado: Você Sabe Decidir Mesmo?

Muito se fala sobre as diferenças entre o ensino público e o privado. Mas será que você realmente sabe decidir qual o melhor para o seu futuro?

Seja no ensino médio ou superior, escolher boas instituições de ensino é fundamental. Afinal, ter o acompanhamento de bons profissionais faz total diferença nos estudos.

ensino
Fonte: Pexels

Ensino Privado é Melhor que o Público?

Se você está cursando o ensino médio e pensando na graduação, decidir entre o ensino público ou privado é importante.

As vagas no ensino superior público são muito disputadas entre os candidatos. Uma vez que as universidades públicas brasileiras possuem conceito positivo, reunindo mestres e doutores para formarem novos alunos.

Apesar disso, as escolas de ensino básico e médio já não possuem a reputação positiva das universidades.

Atualmente, quem possui condições financeiras opta por deixar os filhos em colégios privados onde se prepararão para concorrer a uma vaga na universidade pública.

No entanto, ao olharmos dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) os números que revelam o desempenho dos alunos não são animadores.

Na verdade, na grande maioria dos estados brasileiros tem números muito parecidos quando comparamos ensino público e privado.

Portanto, com base no desempenho dos alunos no IDEB, não existe tamanha diferença entre a escola pública e a privada.

Como Escolher o Local de Ensino?

Para o ensino básico, é importante que os pais observem se a instituição pública está em boas condições. Sempre tendo em vista a estrutura da escola e a frequência dos professores.

Afinal, se os profissionais responsáveis por ensinar não estão se fazendo presentes na sala de aula, dificilmente os alunos aprenderão.

Portanto, observar o histórico de greves e faltas dos professores é fundamental. Caso as instituições disponíveis nos arredores não sejam capazes de oferecer uma boa formação será preciso recorrer ao ensino privado.

Sempre lembrando que se deve considerar esses aspectos quando existe a possibilidade de pagar pelo ensino. O que não é a realidade de todos os brasileiros.

Escolhendo a Graduação

Sem dúvidas uma das grandes vantagens da graduação pública é o fato de ser gratuita. Portanto, esse é um dos principais atrativos que levam os alunos a se dedicarem aos estudos para conquistar uma vaga.

Além disso, a instituição pública de ensino superior possui tradição em ofertar aos alunos os melhores professores. Tendo em vista que a maioria dos profissionais que dão aulas em universidades públicas são no mínimo mestres em sua área de saber.

Justamente isso é visto com bons olhos e valorizado pela maioria das empresas. O que tende a ser um fator que abre portas de emprego.

Portanto, estudar algumas horas a mais para ter acesso a cursar sua graduação em uma instituição pública é sem dúvidas um investimento no seu currículo.

Em contrapartida estão as instituições privadas, que também oferecem um corpo de docentes bem relevante. Portanto, se existe a possibilidade de pagar para estudar o curso que você deseja, não existem motivos para não o fazer.

Afinal, o mais importante é a sua dedicação pessoal! E para te ajudar a chegar ao mais alto nível da sua carreira, você pode contar com o Notepic.

Um App Que Te Ajuda 

Uma vez que você tem um sonho de cursar o ensino superior, precisa se dedicar para alcançá-lo. Quando você instalar o Notepic, irá perceber como sua rotina de estudos poderá ser facilitada!

Uma vez que o app fizer parte da sua rotina, você certamente irá se surpreender. Afinal, com a rotina organizada e o Notepic te auxiliando, você estuda muito melhor. Uma vez que será mais fácil organizar sua rotina.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *