ENEM: Tudo que você precisa saber para ter a aprovação

O ENEM é considerado um dos maiores vestibulares do país. É ele quem dá acesso ao ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Portanto, se você deseja ingressar em algum curso de graduação, de maneira gratuita, separamos as informações mais importantes que você precisa saber. Para isso, continue lendo.


O que é ENEM

ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio. Além de medir o desempenho da educação dos estudantes do ensino médio, ele é utilizado como critério para ingresso em cursos superiores.
Programas como o SISU, ProUni, FIES, dentre outros, utilizam a nota do ENEM como critério de seleção.

Quem pode participar

Qualquer pessoa pode participar do ENEM, desde que solicite a sua inscrição no período divulgado pelo MEC. A diferença é que o resultado é divulgado em datas diferentes. 
Para pessoas que já concluíram, ou irão concluir, no mesmo ano, o ensino médio, o resultado é divulgado em período suficiente para participar dos programas de ingresso ao nível superior.
Mas, para os estudantes que ainda estão cursando o ensino médio, ou ainda estão no ensino fundamental, o resultado só é divulgado após as seleções desses programas.

Aplicação das provas

Após as últimas mudanças no edital, as provas passaram a ser aplicadas em 2 dias, com intervalo de uma semana.
No primeiro dia de prova, a duração é de 5 horas e 30 minutos. Os candidatos fazem as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
O segundo dia tem duração de 5 horas. E são feitas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como se preparar para o ENEM

Por ser uma prova que abrange praticamente todos os conhecimentos vistos no ensino médio, ela é considerada como muito cansativa. Por isso, você deve se preparar para ela com antecedência.
A escolas brasileiras geralmente promovem ações para melhor preparar o estudante para o exame. Cabe a você participar desses momentos, sempre organizando as anotações que o professor mostrar importância.
Há, ainda, a opção de se dedicar em cursinhos pré vestibular. Além de outros vestibulares, um  dos focos desses é o ENEM. Pode ser um desafio pra você, conciliar o estudo adicional com as tarefas escolares.
Mas, para isso, você deve focar em seu objetivo final, para sempre se manter motivado. Veja dicas para ter um melhor desempenho na prova:

  • Provas anteriores: utilize as provas anteriores para treinar os seus conhecimentos, e assim saber onde precisa se dedicar mais e melhorar.
  • Pratique redação: a nota de redação pode impactar muito a sua média. Então, você deve praticar sua redação, ler mais, se informar com os noticiários, para que possa ter um conhecimento geral abrangente.
  • Simulados: procure simulados para testar seus conhecimentos.

Organização

É muito importante que você tenha organização, para que possa ter um resultado satisfatório. Para isso, você deve fazer uso de ferramentas de produtividade.
O nosso aplicativo notepic pode ser uma grande ajuda nessa missão. Com ele, é possível você organizar sua vida acadêmica. Você pode programar lembretes para te lembrar das aulas, guardar suas fotos da lousa, caderno e anotações, sem bagunça!
Além disso, ainda pode programar os eventos mais importantes, para você não perca nenhuma prova e possa organizar seus estudos. E não corre o risco de perder as fotos da matéria: nossa galeria é organizada por disciplina!
Então, se você quer ter uma vida mais organizada, sem esquecer suas provas e compromissos, ou perder as fotos daquela aula que você faltou, faça o download gratuito do notepic clicando aqui

Sucesso em suas provas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *