Enem Digital 2020: Veja como vai funcionar

Neste ano, pela primeira vez, o Enem Digital será aplicado em piloto para até 100 mil estudantes que se inscreverem nessa modalidade.

Enem Digital
Photo by pch.vector – br.freepik.com

O que é o Enem Digital?

O Enem Digital é a nova modalidade disponibilizada para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio em 2020. Os candidatos poderão escolher entre realizar a prova na versão impressa já tradicional ou realizar a prova pelo computador, que é a nova versão digital.

Neste ano o número de candidatos que optarem pelo Enem Digital, que ainda está em piloto, será limitado a 100 mil. A novidade, apesar de já ter sido anunciada no ano passado, tem gerado diversas dúvidas. O cronograma será o mesmo da prova impressa? Como será feita a inscrição? O candidato vai usar o próprio computador? A seguir vamos esclarecer estas e mais dúvidas.

Como vai funcionar o Enem Digital?

A estrutura do exame digital será idêntica à da versão impressa, com os 4 testes objetivos de 45 questões cada, que serão realizados no computador, mais a redação, que continuará sendo aplicada no papel. Também está mantida a prova de língua estrangeira, que será escolhida no momento da inscrição.

O Enem Digital vai permitir a aplicação de novos tipos de questões, utilizando vídeos, infográficos e até mesmo incorporando lógica de games. Segundo explicou Alexandre Lopes, presidente do Inep, “O objetivo do projeto não é simplesmente fazer uma prova em computador, mas sair do mundo analógico e passar para o mundo digital de aplicação de provas”.

Inscrição e aplicação do exame

As inscrições para o exame, tanto no formato digital quanto tradicional, iniciaram no dia 11 de maio, e se estendem até o dia 22 do mesmo mês. O candidato só pode se inscrever para uma das modalidades, e após a conclusão da inscrição não poderá trocar a modalidade escolhida (Clique aqui para se inscrever).

O valor da taxa de inscrição se manteve o mesmo da edição anterior: R$ 85. Quantia que deverá ser paga até o dia 28 de maio. O período para pedido de isenção já se encerrou.

O exame será aplicado nos dias 11 e 18 de outubro, antes da versão impressa, que será aplicada nos dias 1 e 8 de novembro. No primeiro dia serão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia haverá as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com tempo máximo de 5 horas para a conclusão.

Cronograma e Edital

O cronograma do Enem Digital 2020 é o mesmo da versão impressa. A única mudança é a data de aplicação das provas. Confira na tabela abaixo:

Enem Digital Enem Impresso
Período de inscrição De 11 a 22/05 De 11 a 22/05
Pagamento da taxa de inscrição De 11 a 28/05 De 11 a 28/05
Solicitação de isenção da taxa de inscrição De 6 a 17/04 De 6 a 17/04
Solicitação de tratamento pelo nome social De 25 a 29/05 De 25 a 29/05
Aplicação do exame 11 e 18/10 11 e 18/10

Aqui temos os links dos editais da versão impressa e digital do Enem.

Se você está se preparando para o Enem 2020, não deixe de baixar o Notepic para turbinar os seus estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *