Como estudar: Passo a Passo Completo para a Aprovação!

Aprender a forma correta de como estudar é o diferencial para o desempenho excelente. Se engana quem pensa que quanto mais estudar, melhor. Se o estudo for ineficiente, pouco você vai aproveitar dele. Então se você deseja ter mais eficiência em seus estudos, separamos as melhores dicas práticas. Por isso, continue lendo. 

como estudar
Pixabay

É importante deixar claro que nem todas as dicas vão funcionar com você. Pois precisamos respeitar a individualidade do estudante. Assim, o interessante é que você teste todas as dicas, e consiga mensurar quais melhor funcionam em seus estudos. 

Como estudar: passos práticos

Crie uma rotina

A maior dificuldade que se enfrenta, ao se propor a fazer qualquer coisa, é começar. Pois muitas vezes somos procrastinadores por natureza, ainda que desconheçamos isso. 

Uma técnica que pode facilitar esse processo é criar um planejamento de estudos. Como isso varia muito de pessoa a pessoa, cabe a você analisar sua necessidade e fazer seu planejamento estratégico. 

Mas cuidado para não exagerar. Se você não estava acostumado a estudar, comece aos poucos e vá aumentando gradativamente. Por exemplo: comece com 30 minutos diários. Depois aumente para 45 minutos. E assim sucessivamente, até atingir o tempo ideal para a sua necessidade. 

Fuja da Curva do Esquecimento

Quando se pensa em como estudar mehor, a ciência é uma grande aliada dessa prática. Isso devido aos diversos estudos que são feitos. Dentre eles, chegou-se a conclusão do efeito chamado Curva do Esquecimento

Em resumo, quanto antes você estudar o conteúdo visto em sala de aula, maior a probabilidade de retenção. Estudos comprovaram que estudar a matéria até 24 horas após exposição, te possibilita absorver até 80% do conteúdo. E o melhor: após 1 semana, revisando o mesmo por apenas 5 min, você consegue absorver 100% do conteúdo. 

Essa notícia é incrível, não é verdade? Então, para facilitar sua aprendizagem, programe seus estudos para o mais próximo da aula. Assim seu esforço será mínimo, e resultado máximo. 

Priorize seu descanso 

Apesar de você estudar conscientemente acordado, é durante o sono que a informação vista é armazenada na memória – e se torna conhecimento -. Logo, é imprescindível que você tenha uma boa noite de sono, principalmente na noite anterior da prova. 

Por isso, é melhor se programar e estudar durante a exposição ao conteúdo, do que deixar apenas para a noite anterior da prova. Isso é quase uma sabotagem, pois essa prática constante, apesar de impactar sua saúde negativamente, reduz sua atenção e raciocínio durante a prova. 

Opte por material impresso quando quiser saber como estudar 

Mesmo que os meios digitais trazem bastante facilidade para os estudos, estudantes preferem material impresso para estudar, de acordo com uma pesquisa. 

Além do mais, estudos sugerem que para o aluno aprender através de telas ele deve repetir mais vezes a informação, quando comparado ao papel. 

Claro que você não precisa eliminar as telas de sua vida. Mas deve usar elas ao seu favor. Por exemplo, prestar atenção durante a aula e usar o Notepic para guardar, de maneira organizada, as fotos da lousa e de anotações. 

Posteriormente, reveja esses conteúdos e copie o que for mais importante. Assim você ganha produtividade nos estudos e consegue se concentrar durante as aulas.

Por fim, esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a como estudar melhor. Se isso fez sentido para você, então compartilhe ele com alguém que precise. 

Para adquirir conhecimento, você não precisa morrer com a cara nos livros. Em tudo na vida, é necessário ter equilíbrio. Então se programe para que estude o suficiente, mas todos os dias. Nada de deixar pra última hora, heim? Ah, você pode criar lembretes para que nunca esqueça a hora e assunto que vai estudar. O Notepic também faz isso, conheça o app clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *