Como Calcular a Nota do ENEM: a Maneira Mais Fácil

Vai fazer ENEM esse ano? Então você precisa aprender como calcular em média a nota do Enem. Dessa forma você não ficará aguardando ansiosamente o lançamento das notas no portal.

como calcular a nota do ENEM
Fonte: https://www.pexels.com/photo/people-coffee-meeting-team-7096/

Afinal, após a prova, você poderá acompanhar a correção das questões e já começar a somar seus pontos. O que te dará uma certa noção da sua pontuação.

Confira Como Calcular a Nota do ENEM

A prova do Enem tem cinco notas, sendo uma para cada área de conhecimento avaliada, que são:

  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas;
  • Linguagens;
  • Matemática;
  • E a média da redação;

No entanto, o estudante não tem como calcular diretamente a quantidade de pontos com base em seus acertos.

Quando o Inep corrige as provas do ENEM, não é o utilizado somente a quantidade de acertos para fechar a pontuação.

Portanto, a correção se dá usando o sistema de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que dificulta que o estudante calcule a nota em casa.

Quando o TRI é aplicado, estudantes que acertaram a mesma quantidade de questões podem ter notas totalmente diferentes.

A Importância do TRI em como calcular a nota do ENEM

Frequentemente os estudantes reclamam por não conseguirem contabilizar a nota em casa. Apesar disso, é preciso reconhecer a importância do TRI.

A teoria da resposta ao item calcula não somente a quantidade de acertos. Mas também a complexidade das questões que foram respondidas corretamente.

Por isso, os profissionais que lidam com a formação de alunos para prestar ENEM recomendam que não chute respostas.

Tendo em vista que os alunos que acertam todas as perguntas consideradas difíceis e erram as fáceis tendem a ter a pontuação diminuída.

Quando comparamos com os alunos que acertam mais perguntas fáceis e médias, a nota tende a ser mais elevada.

Se Prepare Para o ENEM

A melhor forma de garantir uma boa nota é estudando ao longo do ano. Dessa forma, você perceberá que após a prova terá a sensação de dever cumprido.

Portanto, não ficará tão preocupado com a sua nota! Outra forma de te ajudar a relaxar é corrigindo as questões.

Logo após a prova é comum encontrar especialistas debatendo as questões nas redes sociais. Portanto, você pode aproveitar para acompanhar e verificar se você mandou bem nas respostas.

E ao longo do ano, você poderá contar com a ajuda do Notepic, para que seus estudos sejam os melhores possíveis. Somente assim você terá a certeza de que fez o seu melhor. Dessa forma, poderá garantir sua vaga no ensino superior dos seus sonhos.

Calcule a Média de Acordo com a Universidade

Sempre é preciso considerar o peso de cada prova do ENEM para calcular sua média. Portanto, isso vai variar de acordo com a universidade que você deseja entrar.

Às vezes, os alunos esquecem a importância da média para o seu desempenho e conquista da vaga. No entanto, cada universidade atribui um peso a uma determinada prova e por isso, se sair bem nas que possuem peso mais alto é fundamental.

Portanto, a principal dica é que você deve passar o ano se dedicando aos estudos. Mas priorizando sempre aquelas matérias que possuem mais alto peso na universidade que você pretende estudar.

Dessa forma, você conseguirá se destacar entre os demais concorrentes e garantir a conquista da sua vaga.

Afinal, essa preparação ao longo do ano é fundamental para que você realize seu sonho e estude o curso para o qual se preparou.

Mas para que tudo dê certo, lembre-se de estudar todas as matérias. Para que você tire boas notas e aquelas matérias com peso mais baixo não prejudiquem sua média de desempenho.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *