Carteira Nacional de Estudante: Guia Rápido (Faça a Sua!)

Que tal ter uma carteira nacional de estudante que é gratuita e te dá descontos? Em vista disso que o Governo Federal lançou a carteira nacional de estudante digital.

Atualmente o Governo quer diminuir a burocracia e democratizar o acesso ao documento. Afinal, durante muitos anos a carteira foi paga e agora, passa a ser totalmente gratuita após a assinatura da medida provisória.

carteira nacional de estudante
A Gazeta

Em setembro de 2019 o Presidente Jair Bolsonaro assinou medida provisória para a liberação da carteira estudantil digital.

Dessa forma, o app ID Estudantil estará disponível nas lojas do Google Paly e App Store em 90 dias após a publicação desta MP no Diário Oficial.

Carteira Nacional de Estudante na Palma da Mão

A carteira nacional de estudante permite o pagamento de meia entrada em diversos eventos. Por isso, é extremamente vantajoso ter esse documento de identificação.

Principalmente agora que ele pode ser emitido de forma gratuita por meio de aplicativo. Quando o aluno precisar do documento, todos os seus dados estarão na palma da mão.

E caso um aluno queira o documento impresso por não ter acesso a internet ele poderá emitir a carteira nacional de estudante impressa.

Ao preferir o documento impresso, o estudante terá que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Dessa forma ele terá o documento impresso de forma gratuita.

Para ter a Carteira Nacional de Estudante Baixe o App

Atualmente os alunos já podem realizar o cadastro no app. Os dados dos responsáveis também precisam ser preenchidos em caso de estudantes menores de idade.

E com relação ao funcionamento é bem simples! Sempre que o aluno desejar ter acesso a um evento com a meia entrada basta abrir o app.

Caso o estudante tenha a versão impressa da carteira nacional de estudante basta mostrar o documento para usufruir do direito de meia entrada.

Portanto, todo o processo é bastante simples. Quem tem acesso a internet já pode baixar o app e se inscrever.

Tendo a certeza de que a partir de 2020 o documento gratuito lhe dará direito a meia entrada. E o melhor é que essa documentação deixa de custar em média R$35 para ser totalmente gratuita.

Uso dos Dados

É importante que todo aluno saiba que para acessar a sua carteira nacional de estudante ele dá acesso aos seus dados pessoais para o MEC.

Seja no ensino fundamental ou superior, o aluno terá acesso ao documento de forma gratuita. E o MEC terá todo o histórico escolar do aluno no app.

Esse grande banco de dados ajuda o Ministério da Educação a traçar informações importantes sobre o desempenho escolar no país.

Portanto, todos saem beneficiados! Uma vez que com acesso a esses dados o MEC pode tomar medidas positivas para a educação no país ser cada vez melhor e mais inclusiva.

Apps na Educação

Com os avanços tecnológicos é natural que a carteira nacional de estudante passe a ser virtual. Assim como o Notepic te ajuda a estudar, o app te ajuda a manter seus direitos estudantis.

E cá entre nós: quem não gosta de curtir um cinema pagando a metade do preço? E é justamente esse acesso a cultura que a carteira nacional de estudante gratuita visa garantir.

De modo que todo estudante brasileiro tenha acesso gratuito ao documento que lhe confere mais poder e acesso.

Se você gostou da ideia de ter todos os seus dados na mão, não espere! Principalmente agora que você já sabe que a carteira será gratuita e fácil de fazer.

Basta preencher seus dados no app e seu documento ficará pronto para uso, garantindo sua meia entrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *