Atividades Complementares: As Melhores Opções

Se você entrou na faculdade provavelmente já ouviu falar sobre as atividades complementares. São atividades que devem ser realizadas a fim de obter horas complementares, que são obrigatórias para a conclusão da sua graduação.

Existem diversas opções que podem proporcionar ganho de experiência e aprendizado além da sala de aula. Mas como escolher as melhores opções para a o seu currículo acadêmico e profissional? Vem descobrir com a gente!

Atividades Complementares
Photo by drobotdean – br.freepik.com

As diversas opções de Atividades Complementares

Além de todas as matérias obrigatórias que o seu curso possui, você precisa selecionar quais Atividades Complementares fazer para compor sua carga horária. E as opções não são poucas, veja alguma delas:

  • projetos de pesquisa
  • programas de monitoria
  • atividades voluntárias
  • participação em palestras, congressos e feiras acadêmicas
  • cursos livres (incluindo cursos online, desde que tenham certificado de horas)
  • estágios não obrigatórios
  • organização de eventos acadêmicos

Tantas opções que muito provavelmente você vai acabar em dúvida de quais fazer. O importante é escolher aquelas que vão te agregar mais conhecimento, seja profissional ou acadêmico.

Pense naqueles que você pode incluir no seu currículo e se orgulhar disso, além de chamar a atenção dos empregadores. Mas claro, também se certifique de que você tem interesse real nessa atividade.

A seguir vamos nos aprofundar em algumas opções que julgamos interessantes.

Cursos de Capacitação

Os cursos de capacitação são ótimas opções de atividade complementar pois te proporcionam obter um conhecimento mais prático que será bem complementar ao da faculdade. Os cursos podem ser feitos presencialmente ou a distância, e podem facilmente compor o seu currículo e serem um bom diferencial na hora de conseguir uma colocação profissional.

Trabalho Voluntário

Segundo estudos e reportagens, realizar trabalhos voluntários pode te ajudar na hora de conseguir um emprego. O motivo seria que os recrutadores te veem como alguém proativo e que quer fazer a diferença na sociedade, características que são bem vistas pelas empresas.

O trabalho voluntario também te dá a chance de colocar seus conhecimentos em prática. Tanto os adquiridos na faculdade quanto em outras atividades. Isso te dá a chance de testá-los e ganhar maior confiança e experiência.

Organização de Eventos Acadêmicos

Participar da organização de eventos acadêmicos é uma ótima forma obter conhecimentos práticos e ampliar conhecimento acadêmico. Você pode ouvir as palestras, conversar com os pesquisadores do evento e debater ideias. Também é uma ótima oportunidade para ampliar seus contatos, e quem sabe até conseguir uma oportunidade de trabalho.

Felizmente não faltam opções de Atividades Complementares. Escolha aquelas que mais te interessaram. E para as matérias fixas da sua grade curricular, você pode contar com o Notepic para tirar o maior proveito delas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *