Assuntos que Mais Caem no Enem: Guia Atualizado!

Conhecer os assuntos que mais caem no Enem é de grande importância para um bom desempenho na prova. Mas não adianta conhecer eles e não criar um planejamento para que possa aprendê-los. Assim, se você quer saber esses assuntos e, ainda, conhecer uma ferramenta de produtividade que irá facilitar o seu estudo, continue lendo. 


assuntos que mais caem no Enem
Unsplash

Outra vantagem de conhecer os assuntos que mais caem no Enem é que você não precisa ter aquela ansiedade esperando pela prova. Pois, se preparando corretamente com esses temas suas chances em ter um desempenho excelente aumentam consideravelmente. 

Também é importante que você estude redação, treinando com os assuntos que já foram tema. Além disso, pesquise os principais temas prováveis e se prepare para eles. Para conhecer as melhores dicas de redação, leia nosso artigo Como Fazer uma Boa Redação: Guia Absolutamente Completo.

Assuntos que mais caem no Enem

É preciso entender sobre os assuntos que mais caem no Enem, de acordo com a área do conhecimento, ou disciplina. Por isso, de acordo com o website Stoodi, os assuntos mais frequentes são os seguintes: 

Matemática e suas Tecnologias

Apesar das questões serem objetivas, é necessário leitura e interpretação para que você consiga resolver os problemas. 

São cobrados conhecimentos em Leitura e Interpretação Gráfica, Geometria (plana e espacial, cálculos de porcentagens e decimais, funções e equações do 1º e 2º graus. 

Além disso, Progressão Aritmética e Geométrica, Logaritmo, Análise Combinatória e Probabilidade. São esses os principais assuntos que mais caem no Enem em Matemática. 

Língua Portuguesa e suas Tecnologias

Mais uma área do conhecimento em que a leitura e a compreensão textual são cobradas. Também gramática, literatura, figuras de linguagem, teoria da comunicação, língua estrangeira e artes. 

Por isso, é muito importante que você desenvolva o hábito da leitura. Não precisa consumir conteúdo apenas acadêmico, mas pode melhorar sua escrita – por meio da leitura – e interpretação, com o tipo textual de sua preferência. 

Assuntos que mais caem no Enem em História

Outra disciplina que você precisa se preparar é história. O foco deve ser sobre Era Vargas e o Regime Militar, já que são conteúdos bastante cobrados. 

Também são cobrados os temas: Segundo Reinado, Antiguidade Clássica – Grécia e Roma -, Imperialismo, Período Entre Guerras. Além do início da Colonização, Independência do Brasil, República das Oligarquias, Governo JK e Nova República. 

Física 

Os assuntos que mais caem em física são: Mecânica, Eletricidade, Ondulatória, Termologia, Óptica, Magnetismo e Física Moderna. 

A leitura e interpretação também não é excluída nesse caso. Vale a pena ter bastante atenção ao ler o problemas, para que consiga entender o que a questão está cobrando. 

Filosofia no Enem 

Outra disciplina bastante cobrada é a de filosofia. É importante conhecer sobre Jean-Jacques Rousseau, John Locke e Thomas Hobbes. 

Em relação à política, pensamentos de Platão e Aristóteles são bem abordados. 

Também é recomendado estudar sobre existencialismo, Escola de Frankfurt. Além de Filosofia Temática, Moderna, Antiga e Contemporânea. 

Geografia

Já em geografia, para estar preparado você precisa aprender os conceitos: questões ambientais, agropecuária, fases do capitalismo. 

Também sobre urbanização, indústria, comércio, migrações, hidrografia, populações, geologia e relevo. 

Química

Em química, mais uma vez as questões ambientais são abordadas. Além de assuntos mais específicos, dentre os quais: 

  • Radioatividade.
  • Estudo de moléculas. 
  • Poluição ambiental. 
  • Química orgânica e inorgânica. 
  • Reações. 
  • Soluções.
  • Estequiometria. 
  • Eletroquímica. 
  • Termoquímica. 

Assuntos que mais caem no Enem: como estudar 

Conhecendo os assuntos que mais caem no Enem, você precisa começar uma preparação produtiva. Para isso é interessante criar um cronograma de estudos. 

Também para ajudar nessa preparação, você pode contar com o Notepic. Ele organiza fotos das aulas, separadas por disciplina. Sem falar da função de criar lembretes para suas provas e trabalhos importantes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *