Anotação de Enfermagem: o Guia Completo para o Sucesso

Algo que é preciso aprender desde a faculdade é a anotação de enfermagem. Quando se aprende a fazer uma anotação de enfermagem bem-feita, o sucesso é garantido.

Afinal, ela é importante para o atendimento e cuidado do paciente. Portanto, é fundamental seguir algumas dicas para aprender a fazer a anotação de enfermagem perfeita.

Anotação de Enfermagem
Unsplash

O Que é Anotação de Enfermagem?

A anotação de enfermagem não se trata das matérias a serem aprendidas no curso de enfermagem. Quando se faz esse tipo de anotação é sobre o atendimento do paciente.

Dessa forma, o profissional tem como saber com facilidade suas primeiras percepções sobre o cliente. E quando precisa de alguma informação para o tratamento pode recorrer a sua anotação.

Por isso, que a anotação é tão importante. Tendo em vista que se o paciente ficar desacordado ou alguma decisão precisar ser tomada rapidamente, o enfermeiro terá os dados iniciais como embasamento.

Portanto, se o paciente tem alguma alergia, seu tipo sanguíneo, reclamações iniciais e muitas outras informações devem estar presentes na anotação de enfermagem.

Como Fazer a Anotação de Enfermagem Perfeita?

Quando pensamos na anotação de enfermagem perfeita, automaticamente pensamos que existe um modelo. No entanto, cada profissional tende a ter seu próprio método.

Todavia, é possível aprender quais informações são cruciais para este documento, tendo como principal objetivo o melhor cuidado com o paciente.

Por isso, separamos um guia completo de informações que precisam estar na sua anotação de enfermagem, confira!

1.  Respeitar Resoluções do Cofen

O documento precisa ter data e hora, assinatura e identificação do profissional com o número do Coren, conforme a resolução 191/2009 e 448/2013.

2.  A anotação de enfermagem deve conter dados de como o paciente chegou

Por isso, é preciso inserir informações como: se o paciente veio de casa ou transferido de uma outra instituição ou setor do hospital.

Se o paciente veio com alguma acompanhante ou está sozinho. E também se esse paciente veio com auxílio, andando sozinho ou de cadeira de rodas ou maca.

3.  Condições gerais do paciente devem estar na anotação de enfermagem

Se o paciente chegou em pleno nível de consciência, com humor e atitude afetadas ou não, qual seu estado de higiene e nutrição.

Além disso, informações como: coloração da pele, se usa dispositivos como sondas e quais são as queixas desse paciente.

4.  Orientações e Procedimentos

Ao atender o paciente, anote informações como coleta de exames, orientações, inserção venosa, dados do exame físico e quais cuidados foram realizados.

Ter todas essas informações anotadas é fundamental. De modo que o paciente possa ser bem atendido e cuidado durante todo o processo.

Quando Realizar as Anotações?

Quando estamos na prática do dia a dia de atendimento, sabemos que é bastante complicado dar conta de tantos pacientes.

No entanto, é importante que todas as anotações sejam feitas de maneira sequencial e lógica, sem rasuras ou correções com corretivo.

Sempre que o cuidado for administrado, a anotação deve ser feita em sequência de modo que fique atualizado.

Lembre-se que para te ajudar a se lembrar de tudo que precisa ser anotado, o Notepic pode ser a solução.

Quando se tem um app como o Notepic para te ajudar no cotidiano, tudo tende a ser mais organizado e fácil.

Portanto, a sua anotação será um sucesso com a organização auxiliada pelo Notepic. Que sempre te ajuda a estudar e se atualizar da melhor maneira possível, para continuar se destacando positivamente.

Uma vez que otimiza o aprendizado e facilita a sua organização profissional. Quando se usa o Notepic, tudo tende a ser mais fácil e rápido!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *