Quem nunca acordou um certo dia com todo ânimo para estudar, sentou em frente a mesa e se viu perdido com o que fazer primeiro? Ou por quanto tempo estudar aquela matéria? Hoje, estudar não é só “enfiar a cara no livro”, como algumas pessoas costumavam (ou costumam) dizer. Parte importante é se organizar e planejar como será o seu estudo para torná-lo o mais produtivo possível. E, para isso, nós do Notepic preparamos esse material com alguns métodos de estudo para você usar quando for ser organizar. Lembre-se que não existe certo ou errado. Cada um vai se adaptar melhor a um método. Tome o tempo que precisar para achar o seu :)
Quando estudamos, aperfeiçoamos a nossa capacidade de diálogo e interação com as outras pessoas. Nos ajuda a entender outros pontos de vista e até mudar o nosso. Além disso, nos traz conhecimento, ajudando a formar opinião e ter base e propriedade para falar em um debate. Estudar também aumenta a nossa capacidade de adaptação. Isso porque a aprendizagem nos capacita para lidarmos com eventuais adversidades e superarmos obstáculos da vida cotidiana. Entendemos o quando estudar é importante, mas como conseguir guardar tanta informação de forma eficiente? Usando métodos de estudo!
Estudar por conta própria não é tarefa simples. No entanto, a prática pode dar certo quando bem organizada. Por meio de mapas mentais, resumos e controle do tempo, é possível achar um método de estudo eficaz, que dê conta das várias matérias cobradas no Enem, no vestibular ou em qualquer que seja o desafio. Aprender melhor e mais rápido é o objetivo principal dos métodos de estudo. Desenvolvidos por especialistas educacionais, alguns dos métodos já são populares entre estudantes de todos os graus de ensino. Eles podem ser facilmente aplicáveis na rotina de estudos.
Produtividade, foco e equilíbrio são mais do que só palavras "mágicas". Essas ideias fazem toda a diferença nos estudos e servem de impulso para algumas das principais técnicas de estudo. Além dessas, explorar, ler e repassar também são algumas dessas palavras "mágicas". Cada estudante tem seu modo de aprender, por isso, é importante conhecer muitos métodos e encontrar o que te dá maior resultado.
O importante é lembrar que não existe uma receita mágica ou um único padrão de fixar o conteúdo. Por termos certas habilidades mais predominantes em relação a outras, acontece que o nosso cérebro tende a reter e entender melhor alguma informação quando contamos com o recurso certo. Materiais visuais, auditivos, escritos e cinestésico são alguns desses recursos. Por essa diversidade de metodologia de estudo e de materiais, reunimos alguns dos principais métodos para te ajudar a obter melhores resultados nos seus estudos.
Disponinilizamos este post para download em PDF para você poder consultar sempre que quiser