Ciclo de Estudos: Você Precisa Saber Disso (Mesmo!)

Você está se preparando para os vestibulares no final do ano, e provavelmente já sabe que precisa ter um plano de estudos bem estruturado para atingir o objetivo de entrar na faculdade dos seus sonhos.

Antes de montar seu plano de estudos, leia este texto e saiba como o Ciclo de Estudos pode te ajudar nessa empreitada.

Ciclo de Estudos
Photo by Bonnie Kittle on Unsplash

Onde a maioria erra

Devido a rotina escolar, estamos muito acostumados com a ideia de ter um cronograma fixo de estudos, pois as matérias são fixadas em cada dia da semana. Sendo assim, muitas vezes queremos reproduzir essa rotina rígida para nossos estudos fora da escola, porém nem sempre essa é a melhor escolha.

Enquanto a escola é um compromisso quase que inadiável e possui prioridade em nossa agenda, afinal, não se falta por qualquer motivo (e com razão), uma rotina de estudos doméstica pode não ser tratada do mesmo modo, sofrendo interrupções. Por exemplo, se eu monto minha rotina de estudos fixando terça-feira para estudar matemática, caso eu tenha outro compromisso, como uma consulta ao médico, terei que adiar esse estudo, retomando-o apenas quando ele aparecer novamente na minha agenda e estudos, já que os outros dias estarão ocupados com suas devidas matérias.

Acho que deixei claro como isso pode ser danoso para os seus estudos. Porém, como contornar esse problema de imprevistos na agenda? É aí que entra o Ciclo de Estudos.

O que é o Ciclo de Estudos?

O Ciclo de Estudos é um planejamento no qual você define uma rotina para estudar todas as matérias que você precisa, definindo um período fixo para completá-la, e chegando ao final, você retorna ao início do ciclo. Assim não temos dia fixo para cada matéria, mas sim uma ordem a ser seguida nos horários separados para o estudo.

Quais a vantagens do Ciclo de Estudos?

Sendo aqui a prioridade é a ordem do estudo, e não definir rigidamente quando estudar o que, o Ciclo de Estudos garante que você estude tudo aquilo que você precisa mesmo que por algum imprevisto tenha que pular um dia de estudo. O ciclo se adapta à sua rotina.

Também evita que você arranje desculpas para não estudar aquela matéria que você menos gosta, que provavelmente é a que você precisa dar um maior foco.

Um Ciclo de Estudos bem feito também possibilita que você retorne rapidamente para cada matéria que você está estudando, ajudando na sua familiarização com a matéria e retenção do conteúdo estudado.

Como montar seu Ciclo de Estudos

Agora que você já conhece as vantagens do Ciclo de Estudos, você vai aprender como montar o seu.

1º Passo: Defina as matérias

Você precisa levantar as disciplinas que precisa estudar para passar no vestibular. Provavelmente você já sabe, mas liste-as para ter uma visualização melhor. Vamos supor que suas matérias sejam Português, Matemática, História, Geografia, Química e Física. Ao todo 6 matérias.

2º Passo: Defina o tamanho do ciclo em horas

Aqui você define a duração do seu ciclo, o tempo que você deseja gastar do início até finalizar a última matéria. O importante aqui é não definir um tempo muito curto, onde o tempo de estudo para cada matéria fique insuficiente para qualquer aprofundamento, e nem um período muito longo, onde se perderia a vantagem de retornar a cada matéria num espaço curto de tempo. Como definimos 6 matérias no primeiro passo, vamos deixar 18 horas para este ciclo, já que uma média de 3 horas por matéria é um período razoável.

3º Passo: defina a ordem das matérias no ciclo

A ordem que você estuda as matérias pode influenciar no seu aproveitamento de cada uma delas. Aqui, nós recomendamos que você intercale as matérias de exatas e humanas, pois assim haverá uma variação de estímulos que te deixara mais alerta durante os estudos, evitando que você se canse muito lendo muito texto ou resolvendo muitas contas. Sendo assim, vamos definir a ordem da seguinte forma:

  1. Português
  2. Matemática
  3. História
  4. Física
  5. Geografia
  6. Química

4º Passo: defina um peso para cada matéria

Definimos os pesos das matérias para saber quanto tempo vamos dedicar a cada uma delas dentro do ciclo. Os principais critérios que você pode considerar aqui são o peso que a matéria representa na nota final da prova, o número de questões sobre a matéria prova, e a sua facilidade e familiaridade com a matéria.

Vamos supor que na prova que eu vou realizar, haja o dobre de questões de Português em relação as outras matérias. Já sabemos que precisamos dar uma atenção especial para essa matéria. E eu também possuo certa dificuldade em Física, vou ter que me dedicar mais nela.

Levando essas variáveis em consideração, decidi que vou organizar meus estudos da seguinte forma:

  • Português – 4h
  • Matemática – 2h30
  • História – 2h30
  • Física – 4h
  • Geografia – 2h30
  • Química – 2h30

Agora você já possui um ciclo de estudos montado e personalizado a partir das suas necessidades! De agora em diante, basta separar um horário diário para os estudos, e olhar onde você parou no ciclo para retomar os estudos.

E não deixe de contar com o auxílio do Notepic para tirar ainda mais proveito dos seus momentos de estudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *